Educação Infantil

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”
Paulo Freire

Educação Infantil

Educação Infantil

Nosso trabalho na Educação Infantil

Funcionamento:

1/2Período 7h30’ às 12h ou das 13h às 17h30’

Integral das 7h 30’ às 17h30’ou às 18h 50’

Trabalhamos com períodos intermediários e temos opção de frequência com almoço.

Adaptação

Frequentar um espaço novo é sempre um desafio e requer um período de adaptação, não só para a criança, mas para todos os envolvidos nesse processo.

Para que as crianças possam fazer essa passagem de maneira tranquila e gradativa, o período de adaptação do Ciclo Roda Viva, consiste em dias nos quais os pais permanecem no espaço da escola de maneira acessível aos seus filhos, enquanto eles conhecem as propostas, espaços e pessoas.

Aos poucos, a ação cuidadosa e acolhedora dos profissionais junto à parceria com as famílias possibilitam o estabelecimento de vínculos, proporcionando segurança para que as crianças sintam-se felizes e tranquilas ao frequentarem o novo espaço e ao iniciarem este novo trajeto de convívio social.

O Ciclo Roda Viva Educação Infantil é um lugar de convivência e experiências lúdicas para promover aprendizagens significativas e transformadoras.

Fazer de conta, ouvir e inventar histórias, cantar, dançar, desenhar, correr, partilhar experiências e construir novos conhecimentos, são práticas que alinhavam o conhecimento formal e a ludicidade.

As crianças têm contato com elementos da natureza, que possibilitam experiências prazerosas aliadas aos conhecimentos práticos. O brincar tem um destaque especial, pois a ludicidade é uma forma singular que a criança tem de aprender, conhecer, elaborar e se relacionar com o mundo, sendo essencial para a aprendizagem escolar na infância.

Além disso, em muitos momentos da rotina, as crianças podem escolher com o que trabalhar em integração com colegas de diferentes idades, pois acreditamos que a possibilidade do convívio entre grupos heterogêneos cria uma situação semelhante a que temos fora dos muros da escola. Observamos que, nesses momentos de integração, a humildade em aprender e a disponibilidade em ensinar, acontece cada vez mais frequente e naturalmente, de acordo com o tempo que as crianças participam deste tipo de proposta.

Ler, escrever, contar, pesquisar, descobrir, refutar, concretizar, constatar são posturas e aprendizagens que acontecem gradativamente, de acordo com o trabalho realizado e com o momento do desenvolvimento de cada criança. Respeitando as habilidades e competências das diferentes faixas etárias e as singularidades de cada criança, no Ciclo Roda Viva, as aprendizagens se dão permeadas pelo lúdico, por meio de projetos e recursos pedagógicos que as tornam significativas, possibilitando assim, que as crianças sintam-se autoras e apropriadas das novas conquistas.